Opção: Cobranças -> Definições individuais -> Registro em serviços opcionais
Passos:
1. Na janela ´Selecionar: Ítem de cobrança´ dê dois cliques no ítem de cobrança desejado ou selecione o ítem e clique no botão ´Selecionar´
2. Na janela ´Registro em serviço opcional´ inclua um novo registro clicando no botão ´Incluir´
3. Na janela ´Registro em serviço opcional - Incluindo registro´ selecione os campos:
3.1. Campo ´Período´ (definido por padrão)
3.2. Campo ´Código´ (definido por padrão)
3.3. Campo ´Aluno´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Aluno´
3.4. Campo ´Início´
3.5. Campo ´Fim´, opcional
3.6. Campo ´Desconto (%)´, opcional
3.7. Campo ´Tipo desconto´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Tipo desconto´, opcional
3.8. Campo ´Classe eventual´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Classe eventual´, opcional
3.9. Campo ´Ítem de cob.´ (definido por padrão)
4. Para confirmar inclusão clique no botão ´Confirmar INCLUSÃO do registro´ ou para cancelar, clique no botão ´Cancelar e fechar´
5. Para alterar um registro em serviço opcional dê dois cliques no registro desejado ou selecione o registro e clique no botão ´Alterar´
6. Na janela ´Registro em serviço opcional - Alterando registro´ selecione os campos para editar
7. Para salvar as alterações clique no botão ´Salvar ALTERAÇÃO do registro´ ou para cancelar, clique no botão ´Cancelar e fechar´
8. Para excluir um registro em serviço opcional selecione o registro e clique no botão ´Excluir´
9. Na janela ´Registro em serviço opcional - Excluindo registro´ clique no botão ´EXCLUIR registro´