Opção: Cobranças -> Definições individuais -> Registro em serviços opcionais
Passos: 1. Na janela ´Selecionar: Ítem de cobrança´ dê dois cliques no ítem de cobrança desejado ou selecione o ítem e clique no botão ´Selecionar´ 2. Na janela ´Registro em serviço opcional´ inclua um novo registro clicando no botão ´Incluir´ 3. Na janela ´Registro em serviço opcional - Incluindo registro´ selecione os campos: 3.1. Campo ´Período´ (definido por padrão) 3.2. Campo ´Código´ (definido por padrão) 3.3. Campo ´Aluno´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Aluno´ 3.4. Campo ´Início´ 3.5. Campo ´Fim´, opcional 3.6. Campo ´Desconto (%)´, opcional 3.7. Campo ´Tipo desconto´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Tipo desconto´, opcional 3.8. Campo ´Classe eventual´ ou clique no botão ´Pesquisar -> Classe eventual´, opcional 3.9. Campo ´Ítem de cob.´ (definido por padrão) 4. Para confirmar inclusão clique no botão ´Confirmar INCLUSÃO do registro´ ou para cancelar, clique no botão ´Cancelar e fechar´ 5. Para alterar um registro em serviço opcional dê dois cliques no registro desejado ou selecione o registro e clique no botão ´Alterar´ 6. Na janela ´Registro em serviço opcional - Alterando registro´ selecione os campos para editar 7. Para salvar as alterações clique no botão ´Salvar ALTERAÇÃO do registro´ ou para cancelar, clique no botão ´Cancelar e fechar´ 8. Para excluir um registro em serviço opcional selecione o registro e clique no botão ´Excluir´ 9. Na janela ´Registro em serviço opcional - Excluindo registro´ clique no botão ´EXCLUIR registro´